Arte para o futuro!

A Espiral de Poemas

peça músico-teatral sobre poemas de António Oliveira

"Não basta saber, há que intuir!", diz-nos Alma, uma amante da poesia que leva pela mão as suas amigas mais pequenas, indagando sobre os campos profundos da existência e maravilhando-se com as palavras da "Paixão de Giralua"! "O essencial é invisível aos olhos" diz-nos Solitude, uma das três personagens invisíveis que mapeiam os lugares da mente da menina Alma. O movimento das forças do cosmos (Gabriela) e o fluxo de pensamentos (Mariana) assumem a par da Solitude (Ana Clara) a forma humana, personificando os lugares do mundo intuitivo que dão ânimo à criatividade da Alma. A Espiral de poemas leva-nos à dimensão das "entrelinhas", para perscrutar de um modo lúdico o que António Damásio nos tem oferecido através do Brain and Creativity Institute; diz-nos António Damásio:

There has been a traditional divide separating cognition from emotion. It has been classically claimed that cognition and emotion are two entirely different processes for the human mindand for the human brain. And that, somehow, a rational mind would
be one in which cognitive skills developed to a maximum and
emotional processing would be suppressed to a maximum because
somehow, emotion would not be a good counselor​ of cognitive
creativity.​ We have to tell you that not only do we not agree with this claim but
that everything that has occurred over the past 10 years of cognitive
neuroscience reveals that this traditional split is entirely unjustified.
In fact human minds and human brains result from a very complex
cooperative working of both emotional and cognitive processes. We
need both​." in "Unesco Conference on Arts and Education"

A sensação de alegria das meninas que brincam enquanto descobrem novas palavras, fazendo a roda e o pino, pretende dar-nos um pressentimento da ponte entre corpo e mente, entre emoção e razão, entre mundos que uma vez em pleno contacto se potenciam mutuamente. Uma peça músico-teatral para todas as idades, que toca em assuntos muito profundos, visando a presença da inteligência emocional e intuitiva na aprendizagem. 


Workshops * Colónias de Férias * Actividades

Os Workshops para crianças da Novaterra podem ser integrados em Colónias de Férias ou em sessões com o mínimo de duas horas. Os temas abordam sempre o Planeta Terra e a relação do ser humano com a Natureza. Os princípios básicos de todas actividades são a criatividade e os cruzamentos disciplinares: ambiente e ciência, música, dança, teatro, escrita criativa, pintura, inteligência emocional e meditação. As histórias das oficinas/workshops/colónias de férias, são criadas de raiz para as crianças e com as crianças, de modo a corresponderem à natureza específica de cada grupo. 


Mensageiros da Natureza

Os Mensageiros da Natureza são um coro de crianças criado em Janeiro de 2018. Dos 3 aos 11 anos de idade, este coro nutre nos coração das crianças e de todos aqueles que assistem aos seus concertos o amor pela Mãe Terra. Do seu reportório fazem parte os Cancioneiros da Árvore e da Água, assim como todas as canções criadas de raiz para os concertos temáticos com os 4 coros da Novaterra, desde o concerto "Metamorfoses da Terra, Uma viagem científico-musical" até ao "Ancestral". Gravaram já 6 trabalhos discográficos: Planeta Azul, Refúgio, A Arte de proteger a Floresta, Bestuário, Cancioneiro dos Animais, o Cancioneiro das Flores e o Imaginário Popular. 

Aulas de Piano

Aulas de piano no Centro Cultural de Rio Tinto.

1. As aulas de piano com Ana Maria Pinto têm como base o despertar da criatividade, da sensibilidade e da inteligência emocional.

2. A cada aula são dadas práticas meditativas, escritas novas peças musicais com base na imaginação da criança, que são depois escritas em partitura.

3. Cada criança tem a oportunidade de compor as suas canções e inventar as suas próprias histórias com base nas emoções, nas forças da natureza.

4. O canto e a natureza estão sempre aliados à aprendizagem do piano. Cada melodia é cantada para que se desperte naturalmente na criança o sentido da respiração e de frase musical.

5. A música clássica está sempre presença, através da audição das grandes obras da cultura ocidental, enquanto se pintam desenhos específicos para o desenvolvimento da concentração.

6. Não existe avaliação quantitativa, nem programa definido. A aprendizagem musical é feita de acordo com a natureza de cada criança e no devido ritmo. Pretende-se assim nutrir o sentido de alegria e de amor à música através da aprendizagem do instrumento musical.